TítuloO Código Brasileiro de Proteção do Consumidor
Autor(es)Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e
Data de publicação1993
ResumoO artigo propõe uma visão analítica e sucinta do CDC (Código de Defesa do Consumidor), ressaltando a história de sua elaboração e tramitação no Congresso Nacional, os aspectos principais do seu conteúdo, as principais inovações, e, uma rápida visão do consumerismo no Brasil. Comenta sobre o desenvolvimento dos direitos básicos dos consumidores, a responsabilidade civil do fornecedor e o controle da publicidade e das práticas abusivas. Finaliza mencionando a proteção contratual do consumidor, os crimes de consumo, e o acesso a justiça para o consumidor.
NotasVersão de trabalho (em inglês) apresentado no "Asian Seminar on Consumer Law", coordenado pelo Professor Sothi Rachagan, promovido pela IOCU - International Organization of Consumers Unions (Regional Office for Ásia and the Pacific) e a Faculty of Law, University of Malaya, de 9 a 12 de agosto de 1993, na cidade de Kuala Lumpur, Malaysia.
Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosProteção e defesa do consumidor, legislação, Brasil
Proteção e defesa do consumidor, aspectos jurídicos, Brasil
EditoraRevista dos Tribunais
FonteBENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos e. O Código Brasileiro de Proteção do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, n. 7, p. 269-292, jul./set. 1993.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9471
Arquivo TamanhoFormato 
O_Codigo_Brasileiro_Protecao_Consumidor.pdf345.89 kBPDFVisualizar