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Souza, Marco Aurélio Batista de; Rados, Gregório Jean Varvakis; Santos, Fladimir Fernandes dos; Macedo, Marcelo; Mitidieri, Tibério da C.; Amaral, Marília (2004)
Demonstra a relevância da integração entre a gestão de processos e a gestão do conhecimento, com o método de custeio baseado em atividades ABC. Utiliza-se como base para a elaboração deste trabalho as idéias de Lawson (2003), explicitadas em seu artigo intitulado Gestão de processos ajuda ABC. Neste sentido, procura-se, por meio de uma análise crítica desse texto, contribuir com questões que não foram consideradas pelo autor e que são fundamentais para o entendimento do tema processos e ABC. Apresenta o cenário onde se evidenciam fatores importantes ao tema. Na seqüência, versa sobre processos e gestão de processos e, em seguida, comenta a respeito da Contabilidade de Custos, enfocando alguns conceitos fundamentais em custos, além do custeio baseado em atividade. Logo após, fazem-se observações referentes à gestão do conhecimento e uma análise crítica em que são pontuadas as contribuições conferidas às argumentações de Lawson (2003).; This article aims at demonstrating the relevance of integration between process and knowledge management with the Activity Based Costing Method ¿ ABC. The basis for the development of this work was Lawson´s (2003) ideas, as explained in his article entitled ¿Gestão de Processos Ajuda ABC¿. By means of a critical analysis of this text, we tried to contribute with issues that have not been approached by the author and that are essential for the comprehension of the topic processes and ABC. Initially this article presents the scenario where important factors for the theme are evidenced. In the sequence it discusses processes and process management, followed by comments concerning Cost Accounting, focusing on some fundamental concepts related to costs and activity based costing. Finally, some observations regarding knowledge management are made, as well as a critical analysis where some discussions on Lawson´s (2003) arguments are presented.
Artigo

Gomes, Rodrigo Carneiro (2009)
Estuda a prevenção e a repressão ao crime organizado, enfocando a atividade de inteligência, sua evolução e seus principais mecanismos e meios operacionais utilizados em tal tarefa. Traça um panorama dos serviços de inteligência brasileiros e, por fim, aborda a inteligência policial aplicada no combate ao crime, o secretismo e a democracia, a necessidade de cooperação internacional dos serviços de inteligência, o compartilhamento de dados e a gestão do conhecimento em serviços de inteligência.
Artigo de revista



Melo, Najla Bastos de; Miranda, Vânia Gonçalves; Nascimento, Eliana Leila da Silva; Silva, Leila Aparecida Arantes (2007)
Pesquisa realizada junto às bibliotecas do poder judiciário com o objetivo de identificar a usabilidade dos produtos e serviços da biblioteca do STJ. Foram consultados bibliotecários de oitenta e cinco instituições abrangendo todos os Estados do Brasil. Verificou-se que entre os bibliotecários que conhecem a biblioteca do STJ, 77 por cento identificam os produtos e serviços, porém, 66 por cento fazem pouco uso deles. Dessa forma, nota-se um campo a ser explorado quanto à aproximação da biblioteca do STJ com as demais bibliotecas do poder judiciário. Assim, propõe-se a criação de uma comunidade de prática, que é um instrumento da gestão do conhecimento.
TCC/Especialização

Ravagnani, Giovani dos Santos; Gil, Eduardo Sampaio da Silveira; Nasser, Matheus (2019)
Artigo de revista



Silva, Mariângela Benine Ramos (2000)
“O trabalho visa identificar de que maneira a informação, nas empresas, gera comunicação. Tendo como pressuposto o processo informativo que deve convergir em objetivos. Assim, por intermédio da informação que gera a comunicação, a empresa deverá prestar um serviço que satisfaça o seu cliente, buscando a qualidade no que diz respeito à responsabilidade social. Aborda-se o papel das Relações Públicas nesse contexto e sua área de atuação frente às mudanças sociais. O estudo foi respaldado por uma pesquisa bibliográfica, que procurou levantar algumas citações e relações. A partir deste estudo, foram feitas algumas considerações sobre a informação e sua relação com a responsabilidade social das empresas. Pretende-se, com esta pesquisa, propiciar ao profissional de Relações Públicas obter algumas idéias e sugestões que poderão auxiliá-lo a tomar decisões sobre sua atuação”.
Artigo

Lima, Vinicius Cadête de Araujo (2010)
Tem como principal objetivo contribuir para a construção do ciclo de geração do conhecimento proposto por Nonaka, I. e Takeuchi, H. (1997) no modelo “SECI”. Este modelo define qual a melhor mídia para externalizar o conhecimento tácito dos servidores da Seção de Multimídia no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Aborda pesquisa experimental junto aos colaboradores que prestam serviços à Seção de Multimídia do STJ.
TCC/Especialização


Grudka, Gilmar (2006)
Discorre sobre o emprego das atividades de inteligência na sociedade brasileira e avalia sua aplicabilidade na esfera do Poder Judiciário Federal. Chama a atenção para a importância de atividades que propiciem a coordenação de informações que possam subsidiar decisões do governo brasileiro no que se refere à oportunidades e ameaças. Analisa iniciativas na área, como a Agência Brasileira de Inteligência, o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento, o Sistema Brasileiro de Inteligência e outras ações de inteligência e contra-inteligência no Brasil.
TCC/Especialização

Martos, Sirlei Rose; Stefano, Silvio Roberto; Gomes Filho, Antonio Costa (2002)
A era da informação é marcada por grandes transformações e pelos desafios enfrentados pelas organizações. A principal estratégia adotada pelas empresas deve ser o investimento em seus colaboradores, tanto profissionalmente quanto em sua criatividade e sua participação efetiva no trabalho, uma vez que as pessoas são vistas como principal diferencial competitivo de uma organização. Para que uma organização possa administrar com eficiência e eficácia seu capital humano, faz-se necessária a Gestão Profissional de seus colaboradores. Propõe a implantação da área de recursos humanos na APEART - Associação Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de observações diretas e entrevistas não estruturadas. Os resultados obtidos sugerem a viabilidade da implantação da área de recursos humanos como estratégia para desenvolvimento e profissionalização da organização.; Great changes and challenges faced by the organizations have labelled the information age. Since people have been seen as the main competitive differential in the organization, companies should invest professionally in their collaborators, as well as in their creativity and effective participation in the work. An organization must manage its collaborators professionally in order to conduct its human capital effectively. Therefore this research aimed at carrying out a diagnosis proposing the implementation of the human resource management in the Education Project Association of the Temporary Rural Worker, known as APEART in Brazil. The exploratory research was approached through direct observations and non-structured interviews. The paper is divided into six sections, as follows: introduction, theoretical framework, method, results, conlusion and references. The results showed the viability of such implementation in the Non-governmental Organization (NGO) investigated as strategy for its development and professionalization.
Artigo

Berg, Ernesto (2018)
Artigo de revista

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