Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-14 de 14



Barros, Marco Antônio de (1996)
Analisa a diferença de sigilo e segredo, a difusão do sigilo profissional no ordenamento jurídico, o crime de violação do segredo profissional, os casos excepcionais e diferencia o sigilo do advogado, médico e jornalista.
Artigo de revista

Fernandes, Antônio Scarance; Penteado, Jaques de Camargo; Barros, Marco Antônio de (1999)
Artigo de revista

Barros, Marco Antônio de (12-1998)
Reitera que a missão do Ministério Público brasileiro perante a sociedade encerra em si um ente político como guardião e vigilante do regime democrático. Examina a relação entre o Ministério público e o habeas corpus. Reafirma o habeas corpus, em sua natureza jurídica, como uma ação penal popular dirigida à defesa da liberdade de locomoção.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (11-2001)
Examina o crime de lavagem de dinheiro, que é tecnicamente secundário, acessório ou consequente de outros. Comenta a Lei de lavagem de dinheiro e alerta que os atos praticados antes da data de sua vigência não serão considerados crimes, pois a lei penal não retroage, salvo para beneficiar o réu.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (2002)
O crime de lavagem de dinheiro é tido como subsequente de outras infrações penais. Afirma que um novo traçado de política criminal se encontra em fase de constante evolução no mundo moderno, onde crimes praticados por particulares atingem a administração pública estrangeira, o que criou novos tipos penais na legislação penal brasileira.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (1996)
Analisa, comparativamente, sobre o que atualmente dizem renomados estudiosos do Direito acerca da crise por que passa a jurisdição, culminando com uma proposta para o emprego de meio alternativo para melhorar o desempenho dessa função estatal, ou seja, o incremento do juízo arbitral na solução dos conflitos em que se admita a transação.
Artigo de revista

Barros, Marco Antônio de (1997)
Traça um panorama histórico da justiça militar estadual e analisa a Lei n. 9.299/96, que trata dos crimes dolosos contra a vida de civis, que passam à competência da justiça comum. Examina a questão do juiz natural e alguns aspectos de ordem prática.
Artigo de revista

Barros, Marco Antônio de (11-1997)
Aborda alguns acontecimentos e críticas externas que minam a imagem do Poder judiciário perante a opinião pública e a redefinição das funções do Estado. Trata das atribuiçõs exercidas pelo juiz na condição de garantidor dos dogmas processuais. Enfoca questões que de alguma maneira vêm restringindo a amplitude genérica e sempre imperiosa da prestação jurisdicional. Examina o efeito vinculante, a arbitragem e o controle externo. Por fim, ressalta a necessidade de existência de um judiciário suficientemente forte.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (06-2002)
O crime de lavagem de dinheiro é normalmente praticado por organizações criminosas, nacionais e internacionais, presente também nos grandes desvios de verbas públicas. Define os tipos de crimes de lavagem, abordando as regras peculiares de processo penal aplicável aos casos abrangidos pela Lei 9.613.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (1995)
Comenta vários aspectos do instituto do habeas corpus.
Artigo

Barros, Marco Antônio de (2009)
Artigo

Barros, Marco Antônio de; Conte, Christiany Pegorari (2006)
Analisa a eficácia das medidas de combate ao crime de lavagem de dinheiro, buscando revelar o estágio atual do efetivo combate a essa modalidade criminosa transnacional, apresentando dados obtidos em entrevistas realizadas com agentes públicos encarregados da repressão ao delito.
Artigo

Resultados 1-14 de 14