Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-6 de 6

Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (06-1991)
Discorre sobre a questão do "ombudsman" parlamentar, que é um funcionário do governo que investiga as queixas dos cidadãos contra os órgãos da administração pública, bem como sua natureza, estrutura e os instrumentos de ação. Analisa as garantias e prerrogativas do Ministério Público e do ombudsman, que no Brasil, usufrui de garantias idênticas aos dos integrantes do Poder Judiciário. Conclui que, o Ministério Público se dedica ao estabelecimento de princípios relacionados com o que a doutrina francesa denomina de "boa administração" e com as formas de controle dos atos do Poder Público.
Artigo

Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (03-1993)
Traça o perfil do Ministério público brasileiro como órgão de tutela do interesse social. Destaca suas atribuições, seu papel social, sua competência e sua relação com os outros órgãos do Poder público.
Artigo

Milaré, Édis; Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (06-1988)
Trata-se de parecer acerca dos aspectos jurídicos da ação da Defesa Civil com relação à retirada de moradores invasores das áreas de risco das Encostas da Serra do Mar (SP), refletindo sobre as competências do órgão, o poder de polícia da administração pública, a responsabilidade civil do Estado, a previsibilidade de danos patrimoniais a terceiros, as medidas judiciais e administrativas a serem tomadas para que ocorra a retirada dos moradores resistentes, discorrendo ainda sobre o emprego da força, a responsabilidade por acidente, o direito do invasor solicitar indenização e quem responderá pelo dano.
Artigo

Benjamin, Antonio Herman de Vasconcellos e; Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (2004)
Revela o significado, o conteúdo e o alcance da expressão relevância pública, com um ponto de vista mais conceitual que operacional. Trata da polissemia da expressão público e demonstram, utilizando passagens no texto constitucional, que existe distinção entre público e social. Justifica a antinomia entre as expressões interesse do Estado e interesse da comunidade e apresenta a necessidade de se fazer uma interpretação sistemática diante da possibilidade de não haver coincidência entre os interesses primário e secundário. Expõe a problemática recorrente da imprecisão do conceito de interesse público e destacam suas novas modalidades. Por fim, trabalha a questão da ampliação da atuação do Ministério Público e distingue serviços públicos de serviços de relevância pública.
Artigo de revista

Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (03-1992)
Apresenta considerações sobre o inquérito civil, enfocando aspectos como suas funções, sua natureza jurídica, sua facultatividade, a instauração, os prazos e outros procedimentos relativos a tal instrumento. Aborda a exclusividade do Ministério Público para presidir o inquérito civil e peças de informação.
Artigo

Ferraz, Antonio Augusto Mello de Camargo (12-1988)
Tece considerações a respeito das diferenças e semelhanças existentes entre a estrutura, atribuições e perfil do ministério público brasileiro e norte-americano. Sob a perspectiva teleológica, destaca as diferenças de conteúdo inseridas na noção de interesse público entre os dois países. Destaca ainda a marcha de ambos rumo à independência e autonomia. Considera que a diversidade de modelo e filosofia entre os ministérios públicos dos dois países estimula a troca de experiência. Reflete sobre algumas idéias, na perspectiva de encontrar lições aproveitáveis para o ministério público brasileiro.
Artigo

Resultados 1-6 de 6