Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-13 de 13

Furtado, José de Ribamar Caldas (03-2007)
Discorre sobre a prestação de contas na Constituição de 1988, inclusive as contas anuais do chefe executivo e as contas de gestão de convênio. Comenta a omissão no dever de prestar contas, bem como sobre as contas públicas.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (12-2008)
Trata dos regimes contábeis de apropriação de receita e despesa públicas.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (03-2007)
Estuda a competência para julgamento das contas prestadas pelos administradores dos tribunais de contas.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (07-2007)
Analisa a ciência por trás da atividade financeira estatal. Conceitua o direito financeiro e o relaciona com outros ramos do direito. Apresenta a diferença entre direito financeiro e direito tributário.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (10-2007)
Trata da proibição legal de que se vinculem recursos públicos a determinadas despesas, destacando que uma vinculação prévia, universal e indiscriminada pode provocar distorções na alocação de recursos e impedir que o orçamento público funcione como instrumento de planejamento de gastos.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (20-06-2013)
A palestra retrata a relação entre a Lei de Responsabilidade Fiscal e as contratações públicas. O ponto de partida é indagar o objetivo da Lei de Responsabilidade Fiscal no controle das contas públicas. Ressalta-se que o regime de gestão fiscal tem como meta chegar ao equilíbrio das contas públicas e o objetivo das normas da Lei de Responsabilidade Fiscal e fazer com que o gestor público faça uma reflexão a cada vez que implementar uma ação governamental.
Palestra

Furtado, José de Ribamar Caldas (01-2009)
Trata da função reguladora do orçamento público.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (2009)
Sumário de livro

Furtado, José de Ribamar Caldas (2012)
Sumário de livro

Furtado, José de Ribamar Caldas (09-2007)
Trata de temas como a atividade financeira do Estado, a ciência das finanças, a distinção entre direito financeiro e direito tributário, e a competência legislativa em matéria de direito financeiro.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (06-2006)
Trata de aspectos do controle dos gastos públicos, interpretando legislação sobre o assunto e estudando os procedimentos para o caso de constatação de ilegitimidade desses gastos.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (06-2007)
Trata do papel do tribunal de contas no controle de legalidade da gestão de entes públicos. Aborda o procedimento a ser seguido na hipótese de sustação de contrato.
Artigo

Furtado, José de Ribamar Caldas (09-2006)
Analisa a Lei de Responsabilidade Fiscal e os conceitos de isenção, anistia, subsídio, crédito presumido, alíquota e base de cálculo. Aborda as ferramentas de controle político-administrativo das renúncias de receitas. Versa ainda sobre a guerra fiscal e a concessão de isenções no imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
Artigo

Resultados 1-13 de 13