Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-9 de 9

Garmendia Arigón, Mario (2006)
Traça um panorama acerca do surgimento e evolução do direito do trabalho, sua consolidação nas constituições nacionais e apresenta argumentos sobre as transformações, o futuro do direito do trabalho e seus valores fundamentais.; El surgimiento y evolución del Derecho del Trabajo siempre estuvo acompañado de cuestionamientos. A pesar de los mismos, logró desarrollarse históricamente con un sentido protector, consolidándose incluso en las Constituciones nacionales. La crisis mundial de la década del ’70 y los grandes cambios que comienzan a operar en el mundo del trabajo a partir de ese momento, acompañados de la prédica neoliberal que logra imponerse con firmeza en la legislación de los diversos países de América latina, llevan a plantearse si el Derecho del Trabajo tiene un futuro asegurado. Más allá de las coyunturas desfavorables, los valores esenciales que consagra el Derecho del Trabajo (el trabajo no es una mercancía, protección especial de la dignidad del trabajador) aún continúan siendo esenciales a la conciencia jurídica global. La tarea del jurista consiste en detectar los mecanismos para hacerlos prevalecer más allá de su carácter declarativo.
Artigo de revista

Garmendia Arigón, Mario; (2014)
Discorre sobre os sindicatos e a liberdade de Associação no Uruguai. Aborda a intervenção do Estado nas questões sindicais e legislação vigente.
Artigo

Garmendia Arigón, Mario (2008)
Discute questões e preocupações geradas pelo novo regime do Uruguai.
Artigo

Garmendia Arigón, Mario (2017)
Apresenta as primeiras fases do processo histórico que levou a negociação e o acordo coletivo a passarem de condutas proscritas e processadas criminalmente para serem, respectivamente, reconhecidos como bem jurídico que recebe proteção especial e como uma norma jurídica que tem lugar em um complexo sistema de fontes de direito.
Artigo de revista

Garmendia Arigón, Mario (2022)
Apresenta os principais conteúdos da Lei uruguaia n. 19.978, de 20 de agosto de 2021, que regulamenta teletrabalho realizado no âmbito de uma relação de subordinação ou agência em que o empregador não é uma entidade estatal.
Artigo de revista

Garmendia Arigón, Mario (2009)
Aborda a intervenção do Estado na negociação coletiva no Uruguai, destacando a convocação dos Conselhos de Salários e a sua importância no âmbito das relações coletivas de trabalho daquele país.
Artigo

Garmendia Arigón, Mario (2008)
Aborda o contexto histórico do período pré-contratual.
Artigo

Garmendia Arigón, Mario (2007)
"O princípio maior que rege o direito coletivo do trabalho é o da negociação coletiva. Quando frutífera, decorre a celebração de acordos e convenções coletivos do trabalho, conforme denominação utilizada no direito brasileiro. No presente artigo o autor faz uma análise histórica acerca das diferentes concepções da relação entre as normas oriundas da negociação coletiva empreendida pelos representantes dos trabalhadores e empregadores e as normas estatais, bem como aponta as tendências atuais em relação ao conteúdo dessas normas coletivas face à nova forma de organização empresarial."
Artigo de revista

Garmendia Arigón, Mario (2014)
Apresenta significados da ideia de acesso à Justiça como manifestação de ordem pública.
Artigo de revista

Resultados 1-9 de 9