Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-9 de 9


Gonçalves, Samuel Alvarenga (06-2006)
Comentários a Súmula 701 do Supremo Tribunal Federal que define: No mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, é obrigatória a citação do réu em litisconsorte passivo.
Artigo

Gonçalves, Samuel Alvarenga (07-2010)
Trata-se de comentário à jurisprudência acerca do custeio de honorários referentes à realização de perícia judicial requerida pelo Ministério Público, examinando as possibilidades de pagamento dessa despesa e a atuação do Ministério Público quanto a provas técnicas necessárias.
Artigo

Almeida, Gregório Assagra de; Gonçalves, Samuel Alvarenga (12-2007)
Examina a questão da irreversibilidade, quando da formulação de requerimento de antecipação dos efeitos da tutela, e suas conseqüências no direito das partes no litígio.
Artigo

Gonçalves, Samuel Alvarenga (12-2007)
Comenta a Súmula nº 686 do Supremo Tribunal Federal, discorrendo sobre o acesso, em condições de igualdade, aos cargos públicos no Brasil, considerando os aspectos gerais sobre o exame psicotécnico em sede de concurso público.
Artigo

Gonçalves, Samuel Alvarenga (06-2006)
Comenta a Súmula 194 do Superior Tribunal de Justiça, que prevê o prazo prescricional de vinte anos para obter do construtor indenização por defeitos da obra, tendo em vista a problemática do art. 27 do Código de Defesa do Consumidor, pelo fato de dispor prazo prescricional diferente do previsto na súmula supramencionada.
Artigo

Gonçalves, Samuel Alvarenga (06-2007)
Jurisprudência comentada acerca da alteração do regime de separação de bens, trata em específico da situação em que o matrimônio foi realizado à época em que os cônjuges, ou um deles, eram menores.
Artigo


Gonçalves, Samuel Alvarenga (12-2007)
Comenta jurisprudência enfocando a polêmica que se observa acerca do início do prazo para ajuizamento de ação rescisória em face de sentenças que foram apenas parcialmente impugnadas. Demonstra como a doutrina e a jurisprudência, notadamente a do Egrégio Superior Tribunal de Justiça, visualizam essa matéria.
Artigo

Resultados 1-9 de 9