TítuloA cooperação nos processos judiciais de acolhimento institucional de crianças e de adolescentes na fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY)
Autor(es)Pitthan, Thielly Dias de Alencar
AssuntosAcolhimento
Crianças e adolescentes
Cooperação Jurídica Internacional
Fronteiras, Brasil, Paraguai
Data de publicação2024
EditoraEnfam
ResumoA presente dissertação analisa a Cooperação Jurídica Internacional nos processos judiciais de acolhimento institucional de crianças e de adolescentes na fronteira de Ponta Porã, cidade gêmea de Pedro Juan Caballero (PY). Trata-se de pesquisa empírica de natureza qualitativa, mediante estudo de caso, com emprego da metodologia de análise de conteúdo na área de Direito e no campo de investigação sobre Poder Judiciário e processos de acolhimento institucional. Apresenta as necessidades cooperativas do processo infanto-juvenil de acolhimento institucional com o país vizinho e analisa a adequação do fluxo da Cooperação Jurídica Internacional para atendê-las. Por fim, propõe governança específica para esta fronteira, com lastro nos princípios e no modo de funcionamento da Cooperação Judiciária Nacional, para os processos infanto-juvenis de acolhimento institucional.
NotasDissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito, na área de concentração Direito e Poder Judiciário.
Orientadora: Profa. Dra. Luiza Vieira Sá de Figueiredo.
Coorientador: Prof. Dr. Marco Bruno Miranda Clementino.
TipoDissertacao
Ao citar o item, usehttps://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/194941
Arquivo TamanhoFormato 
cooperacao_processos_judiciais_pitthan.pdf1.65 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: