Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-18 de 18




Gouvêa, José Roberto Ferreira (1992)
Artigo de revista

Andrighi, Fátima Nancy (2000)
Examina o entendimento prevalecente na doutrina e jurisprudência quanto à natureza da prestação condominal e a responsabilidade pelo pagamento. Nesse sentido, em termos gerais sua natureza é compreendida como propter rem, ou seja, é uma obrigação de caráter misto, na medida em que a prestação é exigida de uma pessoa determinada, mas, ao mesmo tempo, nasce de uma relação com a coisa. Em outras palavras, é uma relação jurídica que se aproxima tanto do direito real, como do direito pessoal. Os encargos condominais seriam, pois, débitos vinculados ao imóvel, e a questão que surge intrincada à natureza jurídica dos encargos condominais é saber se o ônus de pagar tais cotas é de responsabilidade do proprietário ou do promitente comprador quando a unidade condominal encontra-se prometida à venda, esteja a escritura de promessa registrada ou não. Dentro disso, também analisa a responsabilidade do adquirente por despesas não pagas pelo alientante de unidade autônoma, e as questões referentes aos débitos condominais e suas relações com o bem de família, a cláusula de impenhorabilidade e a hipoteca.
Palestra


Costa Junior, Francisco José de Almeida Prado Ferraz (2014)
Artigo

Nascimento, André Luis Veneza (2016)
Artigo de revista

Gagliardi, Rafael Villar; Bechara, Guilherme Fontes (2012)
Artigo



Prefácio de Francisco Cesar Asfor Rocha; Bevilaqua, Clovis (08-2003)
Livro

(2014)
Aborda acerca da legislação que trata as cláusulas abusivas nos contratos de compra e venda de imóveis na Espanha. Afirma que a ausência de transparência na regulamentação da venda de imóveis aumenta os gastos do comprador. Por fim considera abusivas as cláusulas que impõe isenções ou limitações de Direitos do Consumidor o que causa um desequilíbrio nas relações contratuais do negócio jurídico.
Artigo

Guimarães, Jorge Lafayette Pinto (2016)
Artigo de revista

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); SEJ (26-04-2005)
Palavras noticiando decisão do Supremo Tribunal Federal, estabelecendo que a competência para ações de indenização de acidente de trabalho, de direito comum é da Justiça Comum. Distribuição de trabalho sobre os juros do novo Código Civil e a legalidade da taxa Selic. Aprovação do enunciado sumular nº 308.



Amaral, Fernanda Costa Neves do (2022)
Artigo de revista

Resultados 1-18 de 18