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Castro, José Nilo de; Mayrink, Cristina Padovani; Prates, Laura Spyer (04-2008)
Parecer acerca da continuação, em ano eleitoral, das gravações e da divulgação do programa TV Câmara em determinado município, tendo em vista as vedações da Lei nº 9.504, de 1997.
Artigo

Guimarães, Fábio Luís (06-2006)
Apresenta as regras aplicáveis às eleições de 2006.
Artigo

Castro, José Nilo de; Duarte, Renata Miranda (07-2008)
Trata-se de parecer acerca a constitucionalidade e legalidade do Projeto de lei n. 16, de 16 de maio de 2008, que define a política da cidade limpa com proibição de pintura de propaganda político-eleitoral em muros, postes de iluminação, paredes e congêneres na municipalidade.
Artigo

Oliveira, Maria Alessandra Brasileiro de (01-2006)
Estudo com intuito de situar a liberdade de propaganda eleitoral dentro do Estado Democrático de Direito e sua inquestionável caracterização como direito fundamental e pressuposto necessário do processo eleitoral. Enfatiza o relevante papel da propaganda eleitoral na realização dos ideais democráticos. Considera o horário eleitoral gratuito como pressuposto igualitário da propaganda política. Ao final, conclui que a implantação e regulação efetiva das chamadas prévias eleitorais seria um importante mecanismo de resgate do pluralismo político, da igualdade na concorrência no processo eleitoral, contribuindo para a concretização do Estado Democrático de Direito, por se tratar da forma mais evidente de participação democrática que um partido pode experimentar na escolha de seus candidatos.
Artigo

Gonçalves, Guilherme de Salles (01-2010)
Pondera sobre a propaganda eleitoral como exercício do direito fundamental de convencimento lícito, destacando as principais alterações na legislação acerca do assunto. Discorre sobre a propaganda antecipada, de rua, na imprensa escrita e na internet.
Artigo

Jouti, Augusto Yuzo (08-2010)
Trata dos aspectos normativos e aplicados da legislação sobre a propaganda eleitoral, com objetivo de atualizar o tema cientificamente. Conceitua publicidade e propaganda e aborda sua aplicação no campo eleitoral, conforme alterações legislativas.
Artigo

Ribeiro, Renato Ventura (07-2009)
Discorre sobre a propaganda eleitoral e seus tipos. Trata dos atos que caracterizam, ou não, a propaganda antecipada, as regras, os atos de promoção pessoal, as manifestações de personalidades públicas (ocupantes ou não de cargo público), a propaganda intrapartidária, do abuso propaganda institucional e das respectivas sanções.
Artigo

Castro, José Nilo de; Rodrigues, Tais Erthal (10-2010)
Trata-se de parecer quanto à legalidade da inclusão dos nomes do chefe do Poder executivo, do secretário municipal de educação, do presidente de associação comunitária, bem como do logotipo da administração pública, em placa definitiva a ser instalada em reinauguração de escola municipal reformada.
Artigo

Carvalho, Ivan Lira de (01-2001)
Destaca detalhes históricos da formação dos partidos políticos desde o Fórum Romano até a Revolução Francesa. Analisa o perfil jurídico atual dos partidos políticos no Brasil e os limites da autonomia partidária frente ao controle judicial.
Artigo

Valério, Paulo Manuel (01-2010)
Apresenta os aspectos gerais dos limites da propaganda eleitoral antecipada, entrelaçando com os argumentos expostos no julgamento das Representações nºs 20.574 e 1.406 do Tribunal Superior Eleitoral, margeando ainda pela nova regra do artigo 36-A da Lei Eleitoral. Pretende extrair desses elementos as primeiras luzes acerca da efetiva possibilidade de se alargar os limites de constatação e aferição da propaganda eleitoral antecipada.
Artigo

Maia Filho, Napoleão Nunes (2000)
Trata da publicidade institucional do Governo que estabelece restrições de natureza material, proibindo a promoção pessoal de autoridades públicas ou servidores, prevista no art. 37, parág. 1° da Constituição Federal. Comenta a Lei 9.504/97, art. 73, VI, letra b, que trata da proibição de realização dessa publicidade nos três meses que antecedem o pleito. Discorre sobre a regra proibitiva que impede os logotipos, marcas ou sinais visuais ou acústicos criados por partidos políticos para os identificar publicamente.
Artigo de revista

Antonio, Alice Barroso de; Rodrigues, Tais Erthal (01-2012)
Trata da inconstitucionalidade das leis municipais que regulamentam a propaganda eleitoral, abordando temas como propaganda política e a ordem constitucional, competência constitucional para legislar acerca de direito eleitoral e as limitações infraconstitucionais à propaganda eleitoral, bem como a iniciativa legislativa e o princípio da separação dos poderes.
Artigo

Velloso, Carlos Mário da Silva; Agra, Walber de Moura (2023)
Sumário de livro


Sanseverino., Francisco de Assis Vieira (2012)
Sumário de livro

Karpstein, Carla Cristine; Knoerr, Fernando Gustavo (07-2009)
Aborda a tutela dos direitos fundamentais, os direitos, garantias e liberdades individuais, a liberdade de expressão e o direito de resposta na propaganda eleitoral.
Artigo


Gomes, Suzana de Camargo (2010)
Sumário de livro

Castro, José Nilo de; Castro, Jeniffer Magalhães; Vieira, Karina Magalhães Castro (04-2008)
Parecer sobre a produção de DVD, a ser exibido publicamente, com vídeo de realizações da administração de determinado município, ato vedado pela Constituição por afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos nos pleitos eleitorais.
Artigo


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