TítuloISSQN e Sociedades de Profissionais : o caráter empresarial como elemento de controvérsias
Autor(es)Judice, Maurício Portella
Data de publicação2007
Resumo"Dentro do ordenamento tributário brasileiro, houve a decisão de se privilegiar, com pagamento de tributos de forma desvinculada das receitas aferidas, os autônomos e as sociedades formadas por profissionais que exerçam suas atividades de maneira individualizada e que se responsabilizem pelo serviço realizado. Esta forma de cumprimento da obrigação tributária foi inserida na legislação através de um arcabouço jurídico que sobreviveu a alterações legislativas importantes , que incluem a promulgação de uma nova Constituição Federal. Assim, ainda que levantem discussões técnicas e ideológicas, este polêmico assunto está, no momento, pacificado, no sentido de que as Sociedades de Profissionais são beneficiárias desta norma jurídica. Aos órgãos públicos que se sentem prejudicados e as pessoas em geral que apreciam o Direito como caminho para a justiça, só restam o cumprimento da lei, mas dentro do espírito que norteou o legislador, ou seja, o de favorecer os profissionais que, de forma autônoma ou organizados em sociedades, executem serviços personalísticos. É imprescindível que aprendamos a discernir, dentre as sociedades, as empresariais que incorretamente se posicionam como merecedoras do benefício fiscal em estudo, para que a lei seja cumprida em toda sua extensão."
NotasMonografia apresentada ao CAD – Centro de Atualização em Direito e à Universidade Gama Filho, como requisito para a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu com especialização em Direito Tributário.
AssuntosImposto sobre serviços (ISS), Brasil
Imposto sobre serviços (ISS), legislação, Brasil
Trabalhador autônomo
Sociedade empresarial
EditoraUniversidade Gama Filho
FonteJUDICE, Maurício Portella. ISSQN e Sociedades de Profissionais: o caráter empresarial como elemento de controvérsias. BDJur, Brasília, DF. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/9593>. Acesso em: 5 jun. fev. 2007.
JUDICE, Maurício Portella. ISSQN e Sociedades de Profissionais: o caráter empresarial como elemento de controvérsias. 2007. 47 f. Monografia (Especialização em Direito Tributário) - Universidade Gama Filho, Belo Horizonte.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/9593
Arquivo TamanhoFormato 
ISSQN_e_Sociedades_de_Profissionais.pdf231.98 kBPDFVisualizar