Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 22  Próximo >

Guerra, Luiz Antonio (2007)
Afirma que o legislador brasileiro inseriu, equivocadamente, a Teoria Geral dos Títulos de Crédito no Código Civil de 2002, o que causou prejuízo ao progresso e à evolução do Direito Empresarial. Compara os dois principais sistemas jurídicos sul-americanos, representados por Argentina e Brasil. Ressalta que, no Brasil, a Teoria Geral dos Títulos de Crédito só agora foi inserida no Código Civil. Conclui que a Teoria Geral dos Títulos de Crédito inserida no Código Civil contempla normas de caráter geral, aplicáveis apenas supletiva e subsidiariamente, quando for omissa a lei de regência do título de crédito.
Outros


Santos, Maxwel Gomes dos (03-2010)
Analisa a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, assim como, aborda os conceitos de pessoa jurídica, a teoria da desconsideração da personalidade jurídica e seu desenvolvimento, bem como o tratamento legislativo dado à matéria pelo Código Civil Brasileiro de 2002.
Artigo


Willeman, Flávio de Araújo (10-2005)
Analisa a evolução histórica da responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro, enfocando as excludentes do nexo causal em cada teoria ao longo da história e a sua tendência atual à luz da doutrina e da jurisprudência pátrias.
Artigo


Parizatto, João Roberto (2006)
Sumário de livro

Rodrigues, Lúcia Karyne de L.; Viana, Fernando Antônio Campos (08-2010)
Investiga as famílias plurais ou famílias mosaico, assim chamadas pela diversidade de membros de compõem o núcleo familiar. Traça um panorama da família ao longo dos tempos, conceituando as formas de união admitidas pelo nosso ordenamento jurídico até o alcance da família contemporânea. Apresenta breves comentários sobre os Códigos Civis de 1916 e 2002 em relação à família.
Artigo

Bueno, Cassio Scarpinella (2006)
Apresenta reflexões e conclusões a respeito de temas de direito processual civil relativo às partes e à intervenção de terceiros, assim compreendidos os institutos do litisconsórcio, da assistência, da oposição, da nomeação à autoria, da denunciação da lide e do chamamento ao processo. Partindo da premissa de que o processo civil é permeável ao direito material, o autor revisita assuntos relativos às partes e à intervenção de terceiros, verificando em que condições cada um dos institutos analisados sofreu alterações e de que monta com o advento da Lei n. 10.406/2002, que instituiu o Novo Código Civil. Também as Leis n. 10.352/2001, 10.358/2001, 10.444/2002 e 11.187/2005, a chamada "Nova Reforma do Código de Processo Civil".
Sumário de livro

Aguiar Júnior, Ruy Rosado de (2005)
O texto refere-se à influência do Código de Napoleão no Brasil e identifica os pontos de convergência e divergência na aproximação entre as leis civis francesa e brasileira, no âmbito do Direito contratual, e acentua ter sido o instituto da responsabilidade civil o que sofreu maior inspiração do modelo francês. Alude, por fim, a fato que representa desafio à continuidade do Código de Napoleão, a saber, a tendência de unificação do Direito europeu, com a presença de regulamentos e diretivas oriundas da União Européia, que hoje se propõe a elaborar um código comum de contratos.
Artigo de revista

Cernicchiaro, Luiz Vicente (02-1969)
Tese sobre o conceito de cônjuge no Código Penal Brasileiro. O autor discorre sobre a natureza jurídica dos crimes contra a família. Examina, também, aspectos do instituto família no direito penal. Ao final do estudo, faz uma análise da conceituação de cônjuge no Código Penal brasileiro.
Tese

Mello, Rodolfo Kist de (07-2007)
As novas alterações do CPC representam um avanço no sentido da perspectiva da satisfação do direito material nas ações judiciais. Entretanto, podem causar erros doutrinários relativos à classificação e à natureza da nova abordagem da sentença executiva e, até mesmo, desclassificar toda a técnica que envolve a atividade do Advogado com a fantasia da ausência dos honorários na fase de cumprimento de sentença.
Artigo

Gomes, Mário Soares Caymmi (10-2011)
Apresenta temas importantes a respeito do gênero prescrição em direito administrativo, especificamente no que tange à reparação de ato ilícito atribuído ao Estado e aos casos de apossamento administrativo.
Artigo

Pinheiro, Henrique Soares (07-2010)
Aborda a influência direta das mensagens subliminares na livre manifestação da vontade, escolhas, atitudes e decisões dos indivíduos, bem como a sua correlação com a validade dos negócios jurídicos.
Artigo

Andrade, Lúcia Regina Melo De (2010)
Analisa a viabilidade quanto à aplicação da indenização suplementar de ofício no direito do trabalho, no que concerne a perdas e danos como consequência de inadimplemento.
Artigo

Delgado, José Augusto (2003)
Expõe que o mundo contemporâneo testemunha a preocupação constante dos doutrinadores jurídicos, políticos e sociais com a necessidade das relações do homem com os seus e do Estado com os seus administrados serem fortalecidas com a prática de condutas éticas. Afirma que a ética é delimitadora do comportamento humano, abrangendo a realidade que o cerca e influenciando a estrutura dos fatos e atos produzidos pelo cidadão. Declara que O Novo Código Civil apresenta-se em forma de sistema vinculado a dois pólos: um formado em eixo central; o outro concentrado em um sistema aberto. Conclui definindo que a eticidade no Novo Código Civil visa imprimir eficácia e efetividade aos princípios constitucionais da valorização da dignidade humana, da cidadania, da personalidade, da confiança, da probidade, da lealdade, da boa-fé, da honestidade nas relações jurídicas de direito privado.
Artigo de revista

Campos, Gabriel de Britto (08-2011)
Apresenta cada uma das fases históricas da responsabilidade civil do Estado, abordando as teorias civilistas e publicistas.
Artigo

Magalhães, Joseli Lima (2006)
Objetiva estudar, compreender e analisar criticamente o fenômeno da codificação do direito civil brasileiro. No decorrer da exposição dos quatro capítulos, o elemento histórico sempre se fará presente, não por outro motivo senão demonstrar que a história dos acontecimentos humanos encontra-se tão relacionada com o Direito que é capaz de mudá-lo na maioria das vezes, a ponto de se confundirem. O presente trabalho não se dignou, contudo, a estudar apenas historicamente o fenômeno da codificação das leis civis, mas a investigá-lo sob o ponto de vista crítico-valorativo, analisando e indicando seus pontos frágeis, imprecisos, positivos e importantes.
Sumário de livro


Direito, Carlos Alberto Menezes (2000)
O texto discute a responsabilidade civil, o Código Civil, o Código Comercial, em conseqüência de assalto aos transportes. Analisa as relações jurídicas que alcança os empregados da empresa transportadora; a terceiros e, finalmente, os passageiros. Cita Aguiar Dias Carvalho de Mendonça, Clóvis Bevilácqua e Luiz Alberto Thompson Flores Lenz. Avalia as decisões do Superior Tribunal de Justiça e a Súmula nº 187 do Supremo Tribunal Federal. Conclui convencido que a jurisprudência prevalecente na Terceira Turma, com o tempero do exame de cada caso, presente a inevitabilidade do evento danoso, causado por terceiro, está de acordo com a doutrina da responsabilidade civil.
Artigo

Resultados 1-20 de 22  Próximo >