Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 61  Próximo >


Giménez Merino, Antonio (2014)
A partir de uma perspectiva laica, propõe reflexões sobre as abordagens jurídicas dispensadas ao aborto, apresentando motivos para efetuar-se uma reforma democrática sobre a interrupção da gravidez. Trata das leis brasileiras sobre o assunto - no âmbito do direito comparado - e analisa as fortes influências sociais, morais e religiosas que predominam nos debates acerca deste tema. Nota-se que as discussões sobre o aborto voluntário ocorrem em uma conjuntura onde as mulheres são minoria e possuem pouco destaque.
Artigo

Busato, Paulo César (2004)
Analisa a decisão do Ministro Marco Aurélio de Mello, que admitiu a realização de interrupção de gestação de anencéfalo, o que gerou polêmica, trazendo implicações jurídicas, morais, sociológicas e de diversas outras ordens. Comenta a aflição psicológica a que a gestante que constata que gera um anencéfalo é submetida, e se a vedação da interrupção da gestação de um anencéfalo efetivamente constitui uma ofensa grave a um bem jurídico importante para o desenvolvimento de um indivíduo na sociedade.
Artigo


Sarmento, Daniel; Piovesan, Flávia (2004)
Comenta a cassação, pelo STF, da liminar concedida pelo Ministro Marco Aurélio que autorizava a interrupção da gravidez em casos de anencefalia fetal, em ação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde com o apoio técnico e institucional da ANIS – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Afirma que impedir a antecipação terapêutica do parto, em hipótese de patologia que torna absolutamente inviável a vida extra-uterina, significa submeter a mulher a um tratamento cruel, desumano ou degradante, já que viola sua integridade psíquica e moral.
Artigo de revista

Prado, Antonio (2004)
Afirma que não havendo vida em potencial, não ocorre aborto, pois não há vida efetiva sendo interrompida, questiona assim se há vida ou não em um feto anencefálico. Expõe que o Estado brasileiro é laico e que as pessoas, que por motivos de fé religiosa não quiserem realizar a interrupção dessa gestação, têm toda a liberdade garantida pela Constituição Brasileira, mas não se pode admitir que dogmas religiosos sejam impostos a cidadãos com outras convicções.
Artigo de revista

Meyer, Emílio Peluso Neder (2007)
Traça algumas demarcações e distinções feitas por Jürgen Habermas em sua teoria discursiva do direito e da democracia, que podem ajudar no esclarecimento da antecipação terapêutica de fetos portadores de anencefalia.
Artigo de revista

Giorgis, José Carlos Teixeira (2005)
Analisa a origem da vida. Expõe o ponto de vista cristão, que defende que a vida se inicia com a fertilização dos gametas. Explica da união dos gametas até a formação do feto, estudando em qual momento deste ciclo, o novo ser vivo é merecedor de proteção legal.
Artigo de revista

Maluf, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus [et.al] (Org.) (2012)
Sumário de livro

Gomes, Luiz Flávio (2004)
Explica que o atual Código Penal brasileiro permite aborto quando há risco concreto para a gestante ou quando a gravidez resulta de um estupro. Afirma que o Código ainda é conservador em relação ao aborto e que isso se deve a influência de setores religiosos sobre o legislador.
Artigo de revista

(21-07-2004)
Expõe que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim, recusou-se a apreciar o recurso da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contra a liminar do ministro Marco Aurélio de Mello que liberou a interrupção da gravidez no caso de feto com anencefalia, por não considerá-la urgente.
Artigo de jornal


Gollop, Thomaz Rafael (2004)
Trata do aborto de anencéfalos e como o tema vem sendo tratado no Brasil. Aborda a legislação em outros países sobre o tema, afirmando que a maioria teve sua legislação adaptada à moderna técnica de diagnóstico intra-uterino ainda na década de 70.
Artigo de revista

Martínez, Stella Maris (2005)
Comenta uma sentença ordenada pelo Tribunal da cidade de Buenos Aires, Argentina, no qual se julgou o pedido de uma mulher grávida de um feto anencefálico, a quem os centros públicos de saúde negaram a possibilidade de aborto. Analisa a problemática dos fetos anencéfalos, tanto do ponto de vista bioético como do ponto de vista jurídico penal, destacando a dupla moral que impera no exercício da prática profissional de alguns médicos de hospitais públicos.
Artigo de revista


Mendes, Thalita Bizerril Duleba (2012)
Sumário de livro


Mello, Marco Aurélio Mendes de Farias (2004)
Artigo de revista


Ferreira, Álvaro Stringhetti; Fabre, Juliana Zacarias; Volpe, Luiz Fernando Cassilhas (2006)
Analisa o aborto eugênico, ou anencefálico, patologia que não viabiliza vida extra-uterina. Estuda qual o momento que a vida é iniciada, os aspectos religiosos e sua influência, afirmando que a igreja também foi autora de crimes contra a vida.
Artigo de revista

Resultados 1-20 de 61  Próximo >