A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Avalia a concessão de vantagens ou benefícios pertencentes a funcionários públicos estatutários e erroneamente concedidos a servidores submetidos a CLT, ofendendo assim o princípio da moralidade, citado na Constituição, e o princípio público, nas Constituições estaduais.
Questiona a transformação de tribunais de contas nacionais em órgãos de fiscalização de editais de licitação, em detrimento de suas funções institucionais.
Tece considerações acerca da juridicidade da instituição de subsidiárias de empresas estatais que exploram os portos organizados, conforme o previsto na Constituição Brasileira.
Comenta a subcontratação no contrato administrativo, ressaltando o necessário caráter vantajoso para as partes, principalmente para a administração pública, que deve estar contido nesse instituto legal.
Nunes, Moacyr de Araújo; Rigolin, Ivan Barbosa (03-2004)
Discorre sobre a declaração de inconstitucionalidade, pelo Supremo Tribunal Federal, do §1°, art. 13, da Lei n. 9.506, de 30 de outubro de 1997, sobre cobrança previdenciária para detentores de mandato eletivo.