Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 168  Próximo >


Salomão, Luis Felipe (2006)
Apresenta comentários à Súmula nº 54 do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que trata das regras processuais aplicáveis as sociedades de economia mista.
Capítulo de livro


Salomão, Luis Felipe (2003)
Discorre sobre a abordagem histórica em relação ao orçamento público do Judiciário e propõe uma análise comparada da situação de transparência da magistratura. Versa sobre o responsável pela elaboração e encaminhamento dos orçamentos e de todas as despesas e receitas públicas e a atribuição da elaboração orçamentária. Declara que a decisão de planejar, coordenar as ações e controlar despesas e investimentos públicos é essencialmente política, é fundamental que haja transparência e responsabilidade compartilhada. Ressalta que a magistratura quer estar engajada e atuante, contribuindo para identificar os pontos onde haja possibilidade de melhorar a sua atividade-fim. Salienta que a participação ordenada, transparente e qualificada de magistrados na elaboração da proposta orçamentária lhe conferirá maior teor de aptidão para responder aos reptos do novo século.
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe (2021)
Artigo de revista


Salomão, Luis Felipe (2003)
Aborda a visão da magistratura, em especial das associações de magistrados, o destino e a tendência do Poder Judiciário no início de um novo século. Comenta o porquê da demora desse despertar da magistratura na comunicação com a sociedade e porque a sociedade demorou para visualizar o quanto é importante um juiz forte e independente. Discorre sobre os avanços conseguidos após a Constituição de 1988, especialmente no que diz respeito à democratização interna do Judiciário.
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe; Caetano, Flávio Crocce (31-05-2015)
Artigo de jornal


Salomão, Luis Felipe; Drumond, Mônica (2018)
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe (2011)
Afirma que o Superior Tribunal de Justiça firmou-se no cenário brasileiro, com suas atribuições e competências inseridas na Carta Magna, granjeando respeito dos jurisdicionados e emanando segurança jurídica, sobretudo no âmbito do direito privado. Comenta sobre alguns julgados em que o Egrégio Tribunal leva em conta as modificações dos usos e costumes da sociedade, refletindo essa evolução em seus julgamentos.
Capítulo de livro


Salomão, Luis Felipe (10-01-2018)
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe (2005)
Breves palavras sobre a revolução silenciosa do Judiciário. Comenta que a exemplo da história ocidental recente, com base nos modelos da Europa do pós-guerra, e fiel às suas características, o poder judiciário se modernizou. Menciona as mudanças que ocorreram em decorrência da exigência e da necessidade de transformações de uma nova sociedade, de uma nova economia e de uma nova cultura que se formou.
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe; Caetano, Flávio Crocce (31-05-2015)
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe; Salles, Tiago Santos (2023)
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe; Tauk, Caroline Somesom (2023)
Capítulo de livro

Salomão, Luis Felipe; Fonseca, Reynaldo Soares da; Videira, Renata Gil de Alcantara; Szporer, Patricia Cerqueira Kertzman; Costa, Daniel Castro Gomes da (2021)
Sumário de livro

Salomão, Luis Felipe (1999)
Artigo de revista

Salomão, Luis Felipe (2000)
Estudo comparado sobre o tratamento dado ao Juizado de Pequenas Causas no Direito do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Canadá e França.
Palestra

Resultados 1-20 de 168  Próximo >