Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-11 de 11

Vigliar, José Marcelo Menezes (1997)
Discute sobre a Lei n. 9.494/97, que disciplina a aplicação da tutela antecipada contra a Fazenda Pública. Examina a nova ordem da coisa julgada nas ações coletivas e os aspectos de inconstitucionalidade.
Artigo de revista



Vigliar, José Marcelo Menezes (12-2000)
Presta esclarecimentos sobre o sentido do Recurso extraordinário nº 206.220-1 de 1999 do Supremo Tribunal Federal que afirmou competir à justiça especializada do trabalho o julgamento de uma determinada demanda. Explica que o julgado não deve ser mal interpretado, pois poderia prejudicar a atuação dos ministérios públicos estaduais. Explica que nem todos os casos de meio ambiente do trabalho deverão ser apreciados pela justiça especializada do trabalho.
Artigo

Vigliar, José Marcelo Menezes (03-1996)
Analisa as fontes de onde são oriundos os preceitos jurídicos e a questão que concerne a impropriedade lógica da expressão "fontes do direito" no ordenamento brasileiro. Demonstra que formas de expressão do direito constituem a expressão mais adequada para identificar o que se pretende com a última.
Artigo



Lucon, Paulo Henrique dos Santos; Vigliar, José Marcelo Menezes (2011)
Sumário de livro

Vigliar, José Marcelo Menezes (1995)
Analisa a tutela constitucional da Assistência jurídica integral e gratuita, verificando os princípios constitucionais que a informam e examinando a problemática da concessão do benefício da justiça gratuita. Em seguida, tece comentários quanto aos problemas para uma integral concessão da Tutela em estudo.
Artigo

Vigliar, José Marcelo Menezes (1996)
Analisa a tutela constitucional da assistência jurídica integral e gratuita "verificando os princípios constitucionais que a informam e procurando classificá-la quanto a sua eficácia". Analisa também, a problemática da concessão do benefício de Justiça gratuita.
Artigo

Vigliar, José Marcelo Menezes (1997)
Discorre sobre a denominação das expressões ação civil pública e ação coletiva, trazendo reflexão sobre a matéria, analisando os tipos de interesse que se está a pleitear, se de natureza individual ou supra-individual (coletiva).
Artigo de revista

Resultados 1-11 de 11