Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 24  Próximo >

Felipe, Alexandre Luiz da Silva (2005)
Trata dos danos causados pelo subproduto das destilarias de álcool e açúcar denominado vinhoto. Este passivo ambiental, altamente poluente, acaba por gerar prejuízos de diversas maneiras. A responsabilidade das usinas, em decorrência dessa degradação deverá ser recepcionada para fins de se obter o dano reparado de forma efetiva.
Artigo

Sirvinskas, Luís Paulo (1999)
Discorre sobre a tutela penal do meio ambiente tipificando uma série de crimes: de perigo, de dano, contra a fauna, contra a flora, relacionados com a poluição da água e do ar, inclusive contra a administração ambiental. O autor faz uma incursão sobre os antecedentes históricos, conceito de meio ambiente, sujeitos do crime (ativo e passivo) e respectivos elementos normativos.
Artigo

Carvalho, Edson Ferreira de (11-2006)
Apresenta quadro com a evolução dos focos de calor nos diversos estados da Amazônia legal brasileira, de 2000 a 2004.
Artigo

Junqueira, Kátia Valverde (03-2006)
Trata das faixas marginais de proteção, que são áreas às margens dos cursos de água.
Artigo

Pinto, Oriana Piske de Azevedo Magalhães (2007)
Analisa alguns princípios que "traduzem a densidade e a diversidade que o Direito Ambiental ou Ecológico vem assumindo no contexto histórico mundial." Examina a importância dada ao meio ambiente na Constituição brasileira de 1988.
Artigo de revista

Sifuentes, Mônica Jacqueline (05-2001)
Apresenta distinção de competências para processar e julgar crimes relativos às águas. Analisa os tipos penais previstos e a Lei 6.938/81, que regulamenta a política nacional do meio ambiente, e estuda a interpretação da expressão "água potável" de acordo com os arts. 270 e 271 do Código penal.
Artigo

Silva, Sávio Renato Bittencourt Soares (01-2003)
Versa sobre as razões sociológicas da criação da possibilidade de incriminação da pessoa jurídica, sua fundamentação teórica e sua aplicabilidade diante dos reiterados comportamentos que afrontam o meio ambiente.
Artigo

Pontes, Jorge Barbosa (09-2002)
Analisa a nova estrutura regimental do Ministério da Justiça que cria a Coordenação de Prevenção e Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (COMAP) no âmbito da Polícia Federal, que se ocupa das atividades de prevenção e repressão a crimes ambientais cuja competência pertença à justiça federal.
Artigo

Mukai, Toshio (09-2003)
Defende que a competência em matéria ambiental se distribui nas esferas federal, estadual, municipal e também na distrital e que, portanto, cabe a cada uma a responsabilidade ambiental. Trata ainda da obrigatoriedade da administração pública de exercer o poder de polícia em questões ambientais.
Artigo

Freitas, Vladimir Passos de (07-2002)
Analisa o poder das diversas polícias – federal, civil e militar – nas investigações de crimes ambientais.
Artigo

Saroldi, Maria José Lopes de Araújo (2009)
Sumário de livro

Dipp, Gilson Langaro (2000)
Ressalta a missão constitucional do Superior Tribunal de Justiça, diante da evolução da sociedade, ao exigir estudos, reflexões e posicionamento na esfera jurídica, para se tratar do meio ambiente, como forma de proteção, mostrando o papel do Ministério Público Federal, e da Justiça na defesa desses direitos. Mostra que a competência para legislar a respeito de construção em área de preservação, por força de existência de paisagens naturais, é simultânea da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a teor do disposto nos artigos 23, inciso III, e 24, incisos VI e VII, da Constituição Federal (ROMS - 9279/PR -DJ de 28.O2.2OOO). Fala sobre conflito de jurisdição, crimes ecológicos, jurisprudência, e decisões judiciais.
Artigo de revista

Pierangelli, José Henrique (06-1988)
Versa sobre os novos crimes ambientais previstos na Lei n. 7.653, de 12 de fevereiro de 1988 (Lei Fragelli). Traz reflexão sobre as inovações relacionadas com a proteção à fauna aquática, tecendo crítica ao legislador por considerar a abordagem tímida e incompleta.
Artigo

Copola, Gina (07-2005)
Comenta a Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o chamado Código Penal Ambiental, que sistematizou as leis extravagantes que existiam, sem, contudo, revogá-las expressamente.
Artigo

Dias, Edna Cardozo (11-2004)
Estuda a inconstitucionalidade das brigas de galo e sua ilegalidade com a edição da chamada Lei Juarez Távora, Decreto n. 24.645, de 10 de julho de 1934, que coloca todos os animais existentes no país sob a tutela do Estado. Aborda ainda a manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto e a existência de projetos de lei para legalização das rinhas.
Artigo

Dias, Edna Cardozo (11-2005)
Trata da experimentação animal e da legislação a ela aplicável, hoje e no início do século XX, no Brasil. Aborda ainda a mobilização da sociedade civil para modernização da legislação e do movimento abolicionista. Relata a atuação do Ministério Público para aplicação da lei. Discorre sobre a opinião de filósofos consagrados internacionalmente sobre ética animal.
Artigo

Calhau, Lélio Braga (09-2004)
Aborda a (falta de) identidade do direito penal ambiental e a inexistência de uma jurisprudência consolidada sob a égide da Lei nº 9.605, de 1998, além de comentar o fato de a maioria dos delitos ambientais tramitarem pelos juizados especiais criminais e suas respectivas turmas recursais.
Artigo

Florence, Tatiana Magalhães (2009)
Sumário de livro

Topan, Luis Renato (06-1991)
Trata da legitimação executória ativa do Ministério Público, mormente no que tange ao tema técnico-processual, através de uma digressão na matéria atinente aos efeitos civis panprocessuais da sentença penal condenatória, bem como suas origens no direito comparado e brasileiro, passando em seguida para análise deste instituto, especialmente aos crimes ambientais.
Artigo

Cruz, Ana Paula Fernandes Nogueira da (2008)
Sumário de livro

Resultados 1-20 de 24  Próximo >