A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Aborda temas como a natureza jurídica do instituto da revisão disciplinar, seus pressupostos, processo e julgamento, o prazo para o pedido da referida revisão, além de analisar a situação desse instituto perante o Poder Judiciário.
Trata da independência e interdependência das instâncias do processo disciplinar, analisando a repercussão da absolvição criminal na esfera cível, bem como a absolvição criminal na esfera administrativa e disciplinar, examinando, por fim, a esfera judicial.
Trata do processo legal aplicável a processos administrativos disciplinares, apresentando um estudo da legislação que cobre todas as fases desse tipo de processo.
Avalia o que estabelece súmula n. 343, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acerca da presença obrigatória de advogado do servidor público em todas as fases do processo administrativo disciplinar. Conclui que o conhecimento técnico e jurídico de que é dotado o advogado o torna do capaz de assegurar ao acusado as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
Apresenta breve exposição do exercício da função policial, atividade de peculiar natureza e portanto fundamentada notadamente na hierarquia e disciplina, como uma espécie diferenciada.
Trata da eficácia dos atos administrativos no âmbito do direito
administrativo disciplinar, abordando temas como a distinção entre anulação e revogação, a dicotomia ato nulo e ato anulável e a garantia fundamental do devido processo legal.
Comenta a configuração da transgressão disciplinar, a formalização da indiciação, a correlação entre indiciação, defesa e julgamento e o cerceamento de defesa no processo disciplinar.